'Prioridade'

Vaticano reitera compromisso com a proteção de menores

O documento divulgado no site oficial do Vaticano afirma que esta é uma “prioridade” assumida pela Igreja Católica de forma “inequívoca”

Da redação, com Agência Ecclesia

A Santa Sé publicou nesta sexta-feira, 26, a resposta às observações feitas por um comitê especializado da ONU sobre a sua política de proteção de menores, reiterando o “compromisso” de respeitar as crianças “em todas as situações”.

Leia também:
.: Vaticano determina prisão de ex-arcebispo acusado de pedofilia

O documento divulgado no site oficial do Vaticano afirma que esta é uma “prioridade” assumida pela Igreja Católica de forma “inequívoca”.

A resposta às observações conclusivas do Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança foi enviada ao organismo, com sede em Genebra, Suíça.

A Santa Sé “confirma a sua intenção de implementar” a Convenção sobre os Direitos da Criança e os seus protocolos opcionais, “de acordo com a sua própria natureza e missão”, para melhor implementar as obrigações do tratado.

O documento lamenta a “confusão” do organismo da ONU sobre a “natureza” legal da Santa Sé e do seu ordenamento jurídico.

O Comitê das Nações Unidas é acusado de ter “ignorado importantes distinções” entre a Santa Sé, o Estado da Cidade do Vaticano e a Igreja Católica universal.

“Isto levou a uma grave confusão das obrigações legais internacionais da Santa Sé”, lê-se no texto.

O documento deixa ainda críticas às observações que o relatório do comitê da ONU fez sobre questões como a homossexualidade, o aborto e a contracepção, sugerindo mesmo que a Igreja Católica altere a sua posição.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo