Novo documento

Vaticano reafirma orientações da Igreja contra a eutanásia

O novo documento rejeita práticas como o diagnóstico genético pré-implantação, aborto ou experiências com menores ou adultos

Da redação, com Agência Ecclesia

O Vaticano reafirmou nesta segunda-feira, 6, as suas orientações contra a eutanásia, num documento para agentes pastorais divulgado por ocasião do Dia Mundial do Doente 2017 (11 de fevereiro).

A “Nova Carta dos Operadores Sanitários’, apresentada em coletiva de imprensa, apresenta uma seção dedicada ao tema “morrer”, abordando a atitude diante do doente em fase terminal.

O texto aborda o tema da alimentação e hidratação artificial, consideradas como “cuidados básicos devidos” aos doentes, bem como a da sedação paliativa nas fases mais próximas da morte, que a doutrina católica aceita, “segundo os corretos protocolos éticos”.

O novo documento rejeita práticas como o diagnóstico genético pré-implantação, aborto ou experiências com menores ou adultos incapazes de decidir sobre as mesmas.

A celebração internacional do Dia Mundial do Doente vai acontecer este ano no santuário francês de Lourdes, sob a presidência do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, como enviado especial do Papa Francisco.

Na mensagem que enviou ao legado pontifício, em latim, o Papa apelou ao cuidado integral da pessoa, “alma, mente e corpo”.

.: Leia a mensagem do Papa para o Dia Mundial do Enfermo

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo