Porta-voz do Vaticano responde a perguntas sobre as duas ordens religiosas que passam por reformulação
Da redação, com Rádio Vaticano
O Vaticano divulgou, nesta quarta-feira, 25, uma nota do Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, respondendo a questionamentos sobre a situação atual dos Franciscanos da Imaculada e dos Legionários de Cristo.
O comunicado teve por base as informações recebidas do secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Dom Rodriguez Carballo.
Segundo Padre Lombardi, todos os seminaristas dos Franciscanos da Imaculada, acompanhados pelo padre Volpi, foram recebidos pelo Papa Francisco, na Casa Santa Marta, no dia 10 de junho, “num gesto que demonstra o interesse” do Santo Padre e sua “proximidade ao trabalho que o comissário está realizando em nome da Congregação para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica”.
A nota destaca ainda que o Papa é continuamente informado sobre todos os passos realizados em relação ao referido instituto. “Neste momento, é procurada uma casa em Roma onde poderão morar os frades estudantes para completar seus estudos”, cita o texto.
A respeito dos Legionários de Cristo, a nota informa que, com a realização do Capítulo Geral, a instituição voltou à competência da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Com essa passagem, conclui-se o trabalho do Delegado Apostólico.
Para expressar proximidade fraterna, o prefeito e o secretário do dicastério vaticano, Cardeal João Braz de Aviz e Dom José Rodríguez Carballo, respectivamente, irão à sede central dos Legionários, em 3 de julho próximo, para comentar pessoalmente algumas pequenas correções a serem feitas no texto da Constituição.
Sobre o “Assistente” – figura já prevista antes do Capítulo Geral –, será, como já previsto, um religioso, que conhece os Legionários e que poderá ser de ajuda ao Conselho Geral no que tange a temas jurídicos e outros, segundo a necessidade. Trata-se de um “Assistente” – reitera o dicastério vaticano – e não um visitador, comissário ou delegado. O Assistente não tem voz nem voto, é somente um assessor.
Medidas tomadas em relação às congregações
Em relação aos Franciscanos da Imaculada, as interrogações se referem à questões relacionadas à administração da Ordem, divergências internas quanto a interpretações do Concílio Vaticano II e o modo de celebrar a Missa, segundo ao Rito Romano Antigo. As divergências foram manifestadas por alguns religiosos franciscanos, que discordavam dos superiores da Ordem, à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada no ano passado.
Em decreto assinado, em 11 de julho de 2013, pelo Cardeal Prefeito da Congregação, Dom João Braz de Aviz, os superiores dos Franciscanos da Imaculada foram afastados do cargo, e o Instituto foi confiado a um representante do Dicastério, padre Fidenzio Volpi.
Quanto aos Legionários de Cristo, desde o Pontificado de Bento XVI, a Congregação passa por uma reformulação. Após diversas denúncias contra o fundador, padre Marcial Maciel, a Congregação para a Doutrina da Fé instaurou um processo de investigação que resultou no afastamento do religioso e na mudança de diversos pontos referentes aos Estatutos dos Legionários.