Objetivo do evento é discutir integração dos migrantes nos países de acolhimento e desenvolvimento nos países de origem
Rádio Vaticano
A Câmara dos Deputados com sede em Roma acolhe nos dias 21 e 22 de fevereiro a VI edição do Fórum Internacional sobre Migrações e Paz, sobre o tema “Integração e desenvolvimento: da reação à ação”.
O evento é organizado pelo Pontifício Conselho do Desenvolvimento Humano Integral, pela Rede Internacional Scalabriniana de Migração e pela Fundação Konrad Adenauer. Na terça pela manhã, os participantes do Fórum irão ao Vaticano para uma audiência com o Papa Francisco.
A finalidade deste evento é favorecer uma parceria inovadora entre agências governamentais, organismos internacionais e organizações da sociedade civil na definição de políticas e programas sobre duas dimensões principais das migrações: a integração dos migrantes e dos refugiados nos países de acolhimento e a promoção de programas de desenvolvimento nos países de origem dos fluxos migratórios.
Leia também
.: Papa pede esforços contra máfias e contrabando de migrantes
Participam deste evento inúmeros brasileiros. Entre eles, o Cardeal Cláudio Hummes, a diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos, irmã Rosita Milesi, e a Superiora das Scalabrinianas, irmã Neusa de Fátima Mariano
Um dos conferencistas será o Diretor do Conselho Nacional de Imigração do Brasil, Paulo Sergio de Almeida.
Nesta segunda-feira, 20, religiosos e religiosas estão reunidos na sede da Caritas Internacional para o pré-fórum.