Santa Sé na ONU

Vaticano pede medidas concretas para deter jihadistas

Dom Silvano Tomasi participou de sessão do conselho da ONU e recordou situação dos grupos mais vulneráveis no Iraque

Da Redação, com Rádio Vaticano

“A comunidade internacional deve tomar providências concretas contra os extremistas do Estado Islâmico no Iraque”, declarou o Observador Permanente da Santa Sé na ONU, Dom Silvano Maria Tomasi. Ele participou nesta segunda-feira, 1º, da sessão especial do Conselho da ONU de Direitos Humanos sobre o Iraque.

“A responsabilidade de proteção internacional, especialmente quando um governo não é capaz de assegurar a segurança das vítimas, aplica-se neste caso e é necessário dar passos concretos com urgência e determinação para deter o agressor injusto”, disse Dom Tomasi.

O arcebispo italiano recordou em particular os grupos vulneráveis e as minorias religiosas que têm sido alvo dos jihadistas.

Em pronunciamento na 22ª sessão especial do conselho da ONU, o diplomata da Santa Sé denunciou crimes contra a humanidade e pediu o fim do financiamento e armamento dos extremistas do Estado Islâmico.

“Todos os responsáveis regionais e internacionais devem condenar explicitamente o comportamento brutal, bárbaro e incivilizado dos grupos criminosos que combatem no leste da Síria e norte do Iraque”, disse.

Na sessão, o Conselho declarou que os responsáveis pelos crimes não devem ficar impunes, e convida o novo governo do Iraque a promover e a proteger os direitos humanos. Também foi aprovada uma resolução para o envio urgente de investigadores internacionais ao Iraque.

O documento foi aprovado sem votação no dia em que a Missão da ONU no Iraque, Unami, anunciou que pelo menos 1420 iraquianos morreram em agosto em atos de terrorismo e de violência. No mesmo período, outros 1370 ficaram feridos.

O órgão deplorou com veemência a violência, particularmente contra todas as pessoas com base na filiação religiosa ou étnica, bem como atos violentos contra mulheres e crianças.

Leia mais
.: Papa diz que é preciso travar a violência no Iraque
.: AIS lança campanha de ajuda emergencial para o Iraque
.: Em encontro com o Papa, Cardeal conta experiência no Iraque

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo