window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Santa Sé

Vaticano pede mais cuidados com os oceanos

A Santa Sé lançou um apelo para que seja tutelada a sobrevivência dos oceanos e com ela a atividade dos pescadores. Em uma mensagem publicada por ocasião do Domingo do Mar, dia 13 de Julho, o Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPPMI), presidido pelo Cardeal Renato Martino exprime graves preocupações pelo setor da pesca.

"As comunidades de pescadores enfrentam os aspectos mais negativos da globalização e devem enfrentar os problemas econômicos, sociais e ecológicos de proporções internacionais", lê-se na mensagem.

Para a Santa Sé, "os próximos anos serão decisivos se queremos que os oceanos continuem a viver, as comunidades de pescadores sobrevivam e continuem a capturar o peixe que constitui, até agora, a fonte principal de proteínas para milhões de pessoas", salienta a nota que chama a atenção também para o fenômeno alarmante da pirataria.

"Em algumas partes do mundo, tal flagelo constitui uma autêntica ameaça para a segurança dos barcos e das tripulações", explica esta nota do CPPMI, que anuncia também o apoio a todas as iniciativas da comunidade internacional e das autoridades locais destinadas a combater este perigo.

"A nossa celebração – diz ainda a Mensagem – oferece-nos também este ano a ocasião para agradecer os capelães, os agentes pastorais e os voluntários ativos no Apostolado do Mar, que se dedicam a acolher e oferecer um serviço pastoral e material a todos os marítimos, quaisquer que sejam a sua raça, credo ou opinião política".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo