Qual é o relacionamento entre as mudanças climáticas, qual é o impacto econômico, social, energético de tais mudanças, quais as responsabilidades que dela derivam aos vários âmbitos, nacionais ou internacionais?
Após o alarmante relatório das Nações Unidas sobre o aquecimento terrestre, a estas perguntas buscará respostas um Seminário Internacional de estudo sobre o tema “Mudanças Climáticas e Desenvolvimento”, que acontecerá no Vaticano nos dias 26 e 27 de abril, por iniciativa do Pontifício Conselho da Justiça e Paz.
O congresso será articulado em quatro sessões, com relações – entre outras – do embaixador francês para o Ambiente, Laurent Stafanini, do físico italiano Antonio Zichichi, do Ministro britânico para o Ambiente, Alimentação e questões rurais, David Milibrand, de Craig Idso, Presidente do Centro norte-americano de estudo sobre o Dióxido de Carbono e as Mudanças Globais, de Cláudio Rafanelli do Conselho Nacional de Pesquisas de Roma.
Estarão presentes também expoentes do Governo argentino e polonês, bispos da Alemanha, Inglaterra e Austrália e um expoente do Conselho Mundial das Igrejas. Os trabalhos do Seminário, que serão introduzidos e concluídos pelo Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e Paz, Cardeal Renato Martino, serão realizados a portas fechadas, mas serão concedidas entrevistas.