A biblista francesa Anne-Marie Pelletier será a primeira mulher a receber o Prêmio Ratzinger
Agência Ecclesia
O Vaticano revelou, nesta terça-feira, 17, que a quarta edição do Prêmio Ratzinger, considerado o ‘Nobel’ da Teologia, vai distinguir este ano pela primeira vez uma mulher, a biblista francesa Anne-Marie Pelletier.
O anúncio foi feito em conferência de imprensa pelo Cardeal Camillo Ruini, presidente do comitê científico da Fundação do Vaticano ‘Joseph Ratzinger-Bento XVI’.
“A professora Pelletier é uma personalidade de forte relevo no catolicismo francês contemporâneo, que une a um prestigiado mérito científico e a uma grande e versátil vivacidade cultural uma verdadeira dedicação a causas muito importantes pelo testemunho cristão na sociedade”, justificou o cardeal Ruini.
Anne-Marie Pelletier, especialista de hermenêutica e de exegese bíblica, também se dedicou ao estudo da “questão da mulher no Cristianismo e na Igreja”.
O prêmio vai ser entregue no dia 22 de novembro e distingue ainda o padre Waldemar Chrostowski, biblista e promotor do diálogo católico-judaico.
O sacerdote, primeiro polaco a receber esta distinção, foi apresentado como uma pessoa que “une ao rigor científico a paixão pela Palavra de Deus, o serviço à Igreja e a solicitude pelo diálogo inter-religioso”.
O Prêmio Ratzinger tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública sobre os temas teológicos.