Assunto em pauta

Vaticano: líderes de dicastérios discutem luta contra abusos sobre menores

Reunião aconteceu nesta segunda-feira e já é um reflexo concreto do encontro sobre proteção de menores convocado pelo Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O tema da luta contra abusos sobre menores continua em pauta no Vaticano. Nesta segunda-feira, 25, houve uma reunião restrita com líderes de dicastérios da Cúria, representando um primeiro efeito concreto do encontro sobre “A proteção dos menores na Igreja”, concluído ontem.

Foram quatro horas de reunião envolvendo alguns superiores da Secretaria de Estado e líderes dos dicastérios particularmente empenhados no tema, além do comitê organizador do encontro e seu moderador, padre Federico Lombardi.

Leia também
.: Proteção dos menores: Vaticano anuncia primeiras iniciativas concretas
.: “Chegou a hora” de erradicar os abusos sexuais, diz o Papa

.: Papa exorta a esforço conjunto para combater violência contra menores

Em declaração à imprensa, o diretor interino da sala de imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, informou que a reunião se concentrou, antes de tudo, no quanto era necessário esse encontro realizado de quinta a domingo e como foi fortemente desejado pelo Papa Francisco.

“Evidenciou-se que tal evento deve agora ser seguido de medidas concretas, como pedido com força pelo Povo de Deus. Nesse contexto, foram ilustrados os princípios fundamentais que inspiram os documentos e as forças-tarefas, anunciados na conferência de imprensa conclusiva do Encontro”, acrescentou Gisotti.

Nas intervenções livres dos líderes dos dicastérios, o destaque foi para a necessidade de escuta das vítimas como ponto de partida desse compromisso. Outros pontos destacados foram: maior envolvimento dos leigos nessa questão e a necessidade de investir na formação e na prevenção utilizando realidades com experiência consolidada nesse campo. Por fim, evidenciou-se que é oportuno verificar com reuniões em nível interdicasterial o progresso do acompanhamento do Encontro no signo da sinodalidade e da sinergia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo