Lançamento

Vaticano lança moeda comemorativa do Centenário de Fátima

Emissão da moeda está marcada para 5 de outubro, uma semana antes da Peregrinação Aniversária de outubro

Da redação, com Agência Ecclesia

Moeda apresenta a imagem dos três pastorinhos diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário / Foto: Divulgação Agência Ecclesia

No próximo dia 5 de outubro será lançada uma moeda comemorativa pelo Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa é do Gabinete Filatélico e Numismático da Cidade do Vaticano.

A moeda, de valor nominal de dois euros, apresenta a imagem dos três pastorinhos, os santos Francisco e Jacinta Marto e da sua prima Lúcia, diante da Basílica de Nossa Senhora do Rosário.

Com tiragem prevista de 10 mil exemplares, a moeda pesa 8,50g e tem diâmetro de 25,75mm. Ela está contida em um estojo com um custo de 37 euros. A arte cunhada na moeda foi esculpida por Orienta Rossi e gravada por Silvia Petrassi.

A nota histórica descritiva emitida pelo departamento do Vaticano, refere que “as crianças, enquanto brincavam na Cova da Iria, depois de terem deixado o seu rebanho a pastar, viram aparecer uma ‘bela Senhora que emanava uma luz fulgurante’, que se apresentou como a Virgem do Rosário”.

O texto relembra ainda, que depois de um primeiro encontro com a “bela Senhora” seguiram-se outros cinco encontros, até 13 de outubro de 1917, “revelando uma série de acontecimentos históricos que iriam ter lugar nos anos seguintes”.

“Em 1930, a Igreja Católica reconheceu o caráter sobrenatural das aparições, autorizando o seu culto, e em Fátima foi edificado um santuário que o Papa Francisco visitou a 12 e 13 de maio de 2017”, conclui a nota.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo