Coleta de Sexta-feira Santa

Vaticano faz apelo pelos cristãos na Terra Santa

Congregação para as Igrejas Orientais recorda a tradicional coleta da Semana Santa e publica balanço sobre obras realizadas na Terra Santa

Liliane Borges

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

 

Vaticano faz apelo pelos cristãos na Terra Santa

Vaticano recorda a tradicional coleta de “Sexta-feira Santa”, destinada aos cristãos da Terra Santa / Foto: Rádio Vaticano

O Vaticano divulgou, nesta sexta-feira, 7, um apelo da Congregação para as Igrejas Orientais em prol dos cristãos na Terra Santa. O comunicado reforça a tradicional coleta realizada nas Sextas-feiras Santas, nas Paróquias de todo o mundo, que são destinadas às obras da Igreja Católica.

O comunicado explica que a coleta  é a principal fonte para o sustento dos cristãos na Terra Santa e ressalta que o incentivo tem auxiliado na diminuição das imigrações.

“Todos os dias, os cristãos, em várias regiões do Oriente Médio, questionam-se sobre  ficar ou imigrar. Eles vivem na insegurança ou sofrem violência; às vezes; simplesmente por professarem a fé. Todos os dias, há irmãos e irmãs que resistem, preferindo permanecer onde Deus cumpriu, em Cristo, o projeto de reconciliação universal”, aponta o comunicado.

O documento, assinado pelo prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, destaca que, mesmo em meio às dificuldades vividas pelas comunidades cristãs, o princípio da fraternidade rege a vivência diária. O cardeal explica que as portas da Igreja e suas obras estão sempre abertas a acolher os necessitados sem fazer distinção de religião ou etnias.

O Vaticano divulgou também um balanço especificando todas as obras realizadas com o auxílio da coleta nos últimos dois anos. Entre elas, estão a construção de apartamentos às famílias necessitadas, projetos de assistência médica, bolsas de estudo aos jovens universitários, além de escolas e creches.

Por fim, o cardeal recorda a visita do Papa Francisco à Terra Santa, que ocorrerá em maio deste ano. “Acompanhamos, desde agora, o Papa Francisco, que está se preparando para se tornar um peregrino de paz e unidade na Terra Santa: uma visita tão esperada, desejada e necessária. Ela [visita] confirmará a fé dos cristãos, tornando-a mais capaz de misericórdia, perdão e amor”, afirma.

A coleta de “Sexta-feira Santa” teve início com o Papa Martinho V, que estabeleceu, em 1421, as normas acerca das ofertas. Depois, foi sustentada por todos o Pontífices como um compromisso de caridade fraterna de toda a Igreja.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo