Em nome do Papa

Vaticano envia mensagem para encontro asiático sobre família

Cardeal Parolin, em nome de Francisco, falou ao presidente da conferência episcopal filipina por ocasião de encontro que reflete sobre a família como luz de esperança

Jéssica Marçal
Da Redação

O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem em nome do Papa Francisco ao presidente da conferência episcopal das Filipinas por ocasião da Conferência Asiática sobre a família. O texto foi publicado nesta quinta-feira, 15, pelo Vaticano.

Endereçada a Dom Socrates B. Villegas, arcebispo de Lingayen-Dagupan, a mensagem informa a satisfação do Santo Padre ao saber da realização desta conferência, que tem como tema “Famílias da Ásia, Luzes de Esperança” e acontece de 13 a 16 de maio em Manila.

Cardeal Parolin cita a Exortação Apostólica Evangelium Gaudium, a primeira do pontificado de Francisco, em que o Papa recorda a família como célula fundamental da sociedade e como lugar onde se aprende a viver com os outros apesar das diferenças.

“Sua Santidade convida os fiéis leigos a se reunirem para aprofundarem sua experiência de fé e comunhão, sob a orientação do Sucessor de Pedro e dos bispos, de forma a ser fermento do amor de Cristo no meio da humanidade”.

Francisco tem dedicado especial atenção à família, tanto que ele convocou uma assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos para este ano dedicada a esse assunto. De 5 a 19 de outubro próximo, bispos do mundo inteiro vão discutir sobre o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Para contribuir com as discussões, o Santo Padre enviou para paróquias de todo o mundo um documento preparatório, constituído por 35 questões. As respostas estão sendo enviadas ao Vaticano e devem ajudar nas reflexões do Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo