Cardeal Parolin, em nome de Francisco, falou ao presidente da conferência episcopal filipina por ocasião de encontro que reflete sobre a família como luz de esperança
Jéssica Marçal
Da Redação
O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, enviou uma mensagem em nome do Papa Francisco ao presidente da conferência episcopal das Filipinas por ocasião da Conferência Asiática sobre a família. O texto foi publicado nesta quinta-feira, 15, pelo Vaticano.
Endereçada a Dom Socrates B. Villegas, arcebispo de Lingayen-Dagupan, a mensagem informa a satisfação do Santo Padre ao saber da realização desta conferência, que tem como tema “Famílias da Ásia, Luzes de Esperança” e acontece de 13 a 16 de maio em Manila.
Cardeal Parolin cita a Exortação Apostólica Evangelium Gaudium, a primeira do pontificado de Francisco, em que o Papa recorda a família como célula fundamental da sociedade e como lugar onde se aprende a viver com os outros apesar das diferenças.
“Sua Santidade convida os fiéis leigos a se reunirem para aprofundarem sua experiência de fé e comunhão, sob a orientação do Sucessor de Pedro e dos bispos, de forma a ser fermento do amor de Cristo no meio da humanidade”.
Francisco tem dedicado especial atenção à família, tanto que ele convocou uma assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos para este ano dedicada a esse assunto. De 5 a 19 de outubro próximo, bispos do mundo inteiro vão discutir sobre o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Para contribuir com as discussões, o Santo Padre enviou para paróquias de todo o mundo um documento preparatório, constituído por 35 questões. As respostas estão sendo enviadas ao Vaticano e devem ajudar nas reflexões do Sínodo.