Diálogo inter-religioso

Vaticano envia mensagem aos hindus pela festa do Deepavali

Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso escreve aos hindus destacando a união para promover uma cultura da inclusão

Jéssica Marçal
Da Redação

Festa hindu do Deepavali simboliza a vitória da luz sobre as trevas / Foto: Rádio Vaticano

Festa hindu do Deepavali simboliza a vitória da luz sobre as trevas / Foto: Rádio Vaticano

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-Religioso enviou uma mensagem aos hindus por ocasião da festa do Deepavali, que será celebrada no dia 23 de outubro. O texto foi divulgado nesta segunda-feira, 20, pelo Vaticano.

A mensagem tem como tema “Cristãos e hindus: juntos para promover a cultura da inclusão”. O órgão vaticano menciona os efeitos positivos da globalização, como novas oportunidades de desenvolvimento, mas ressalta que ela ainda não atingiu seu objetivo principal, que é o de integrar populações locais na comunidade global.

Os efeitos nocivos da globalização, segundo o Pontifício Conselho, são sentidos em nível mundial mesmo nas comunidades religiosas que são intimamente ligadas às culturas próximas. A globalização, diz a mensagem, contribuiu para a fragmentação da sociedade e para o crescimento do relativismo e do sincretismo religioso.

O texto destaca ainda que as consequências negativas da globalização tornaram as pessoas mais egocêntricas e indiferentes em relação ao sofrimento dos outros. É a “globalização da indiferença”, como diz o Papa Francisco.

“Fazer crescer uma cultura da inclusão torna-se, por isso, um chamado comum e uma responsabilidade partilhada, que devemos assumir com urgência. É um projeto que envolve todos aqueles que têm no coração a saúde e a sobrevivência da família humana aqui na terra e que se deve levar adiante em meio às forças que perpetuam a cultura da exclusão”.

Ao final da mensagem, expressa-se o desejo de que cristãos e hindus possam se unir às pessoas de outras religiosas e de boa vontade para promover a cultura da inclusão em vista de uma sociedade justa e pacífica.

A festa do Diwali é celebrada por todos os hindus e é conhecida como Deepavali, ou seja, “fila de lâmpadas de óleo”. Simbolicamente fundada sobre uma antiga mitologia, representa a vitória da verdade sobre a mentira, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, do bem sobre o mal.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo