Promover a comunhão

Vaticano: Doutrina da Fé e Fraternidade São Pio X encontram-se

A Congregação para a Doutrina da Fé e a Fraternidade Sacerdotal São Pio X encontraram-se no Vaticano na manhã desta quarta-feira, 14. A reunião está inserida na sequência de encontros que buscam esclarecer os problemas de ordem doutrinal e chegar à superação da divisão entre a Fraternidade e a Santa Sé.

Na mesma reunião, foram propostos alguns elementos para uma solução canônica para a Fraternidade, a seguir a eventual e desejada reconciliação. Pela Congregação, participaram do encontro o prefeito do dicastério vaticano e presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, Cardeal William Levada; o secretário da Congregação, Dom Luis Ladaria; e o secretário da Pontifícia Comissão, monsenhor Guido Pozzo. Pela Fraternidade, estiveram presentes o Superior-Geral, Dom Bernard Fellay; o primeiro-assistente-geral, padre Niklaus Pfluger; e o segundo-assistente-geral, padre Alain-Marc Nély.

Entenda o caso

Após a súplica endereçada pelo Superior-Geral da Fraternidade, Dom Bernard Fellay, ao Papa Bento XVI em 15 de dezembro de 2008, o Santo Padre decidiu revogar as excomunhões aos quatro bispos consagrados pelo Arcebispo Marcel Lefebvre e, ao mesmo tempo, iniciar os colóquios doutrinais com a Fraternidade.

Em conformidade com as disposições do Santo Padre, uma comissão mista de estudo, composta por especialistas tanto da Fraternidade quanto da Congregação, reuniu-se em oito encontros, todos em Roma, entre outubro de 2009 e abril deste ano. Esses colóquios buscaram expor e aprofundar as dificuldades doutrinais essenciais sobre temas controversos, alcançando o objetivo de esclarecer as respectivas posições e motivações.

Ainda que tendo em conta as preocupações e os casos apresentados pela Fraternidade Sacerdotal São Pio X com o objetivo de proteger a integridade da fé católica frente à hermenêutica da ruptura do Concílio Vaticano II com relação à Tradição, sobre a qual fez menção o Papa Bento XVI no Discurso à Cúria Romana (22-12-2005), a Congregação para a Doutrina da Fé mantém como base fundamental para se alcançar a plena reconciliação com a Sé Apostólica a aceitação do texto do Preâmbulo Doutrinal, fornecido durante o encontro de 14 de setembro de 2011.

O Preâmbulo enuncia alguns pontos doutrinais e critérios de interpretação da doutrina católica, necessários para garantir a fidelidade ao Magistério da Igreja e o "sentire cum Ecclesia", deixando, ao mesmo tempo, à legítima discussão o estudo e a explicação teológica de particulares expressões ou formulações presentes nos documentos do Concílio Vaticano II e do Magistério sucessivo.

A Fraternidade

A Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX) é uma sociedade sacerdotal de vida comum sem votos. Atualmente é o mais notório grupo católico tradicionalista. Foi fundada na Suíça, em 1970, pelo Arcebispo Marcel Lefebvre, que já fora Delegado Apostólico de Pio XII na África e Superior Geral dos Padres do Espírito Santo. A sua finalidade é a formação de padres e o apostolado segundo a forma tradicional, sobretudo através da celebração da Missa Tridentina.

A Fraternidade opõe-se, de modo expresso, às "reformas" feitas na Igreja Católica após o Concílio Vaticano II, que, segundo a Fraternidade, contrariariam a Doutrina da própria Igreja, criticando como anti-doutrinais em especialmente o ecumenismo, a liberdade religiosa e a colegialidade dos bispos. A FSSPX argumenta que os princípios do post-Concílio representam um desvio da Igreja em relação à sua Doutrina e em direção ao protestantismo, ao socialismo e aos ideais da Maçonaria, adversários históricos do catolicismo, e, sobretudo, o embarque na heresia modernista.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo