Reflexões dos bispos

Vaticano divulga resumo dos debates sobre desafios da família

Santa Sé informa temas específicos abordados pelos bispos na reunião desta manhã

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A 5ª Congregação Geral do Sínodo dos Bispos sobre família, realizada na manhã desta quarta-feira, 8, debateu sobre desafios pastorais da família, seguindo a ordem dos temas previstos no Documento de Trabalho. O Vaticano divulgou um resumo não oficial sobre o que foi discutido pelos bispos na assembleia.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Sínodo da Família

Bispos acompanham reflexões da assembleia sinodal / Foto: Reprodução CTV

Bispos acompanham reflexões da assembleia sinodal / Foto: Reprodução CTV

A Igreja no Oriente Médio e no Norte da África foi um dos pontos de atenção na reunião. Mencionou-se, por exemplo, a realidade dos matrimônios inter-religiosos, os chamados “casamentos mistos”. O desafio da Igreja, nesses casos, é entender que tipo de catequese pode ser oferecida aos filhos nascidos de tal união e como responder à incógnita daqueles católicos que, em um matrimônio misto, querem continuar a praticar sua fé.  “Tais casais não podem ser negligenciados e a Igreja deve continuar a se ocupar deles”.

Quanto à questão dos casais divorciados recasados, os bispos evidenciaram que o caminho sinodal deverá ocupar-se disso com a devida prudência, mas conjugando a objetividade da verdade com a misericórdia para a pessoa e o seu sofrimento.

Durante as reflexões, também foi recordado o empenho da Santa Sé em defesa da família em todos os níveis, com o objetivo de ressaltar sua dignidade, trazendo à tona seus direitos e deveres. Os bispos destacaram, nesse sentido, a necessidade de uma constante criatividade na pastoral.

A reunião de hoje também falou da contribuição insubstituível dos fiéis leigos no anúncio do Evangelho da família, sobretudo dos jovens, movimentos eclesiais e novas comunidades. “Escutar e acreditar mais nos leigos resulta, então, em algo essencial, porque é neles e com eles que a Igreja pode encontrar as respostas aos problemas das famílias”, informa a Santa Sé.

Outro tema abordado foi o da precariedade do trabalho e do desemprego. Foi reafirmado que o dinheiro deve servir e não governar. Os bispos também voltaram a refletir sobre a necessidade de uma maior preparação para o matrimônio. Recordou-se a grande contribuição dos avós para a transmissão da fé na família, evidenciando a necessidade de acolhimento aos idosos no núcleo familiar. “Igual solicitude deve ser reservada aos doentes, para vencer aquela ‘cultura do descartável’ para a qual o Papa Francisco sempre alerta”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo