O objetivo do Seminário é elaborar um quadro do fenômeno migratório no início do século XXI, com dados estatísticos, causas, emergências e perspectivas.
Da Redação, com Rádio Vaticano
O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, abrirá o seminário organizado pelo Ministério do Exterior mexicano, nos dias 14 e 15 de julho, sobre a situação da América Latina nos fluxos migratórios aos Estados Unidos.
Participarão também do evento, o embaixador do México junto à Santa Sé, Mariano Palacios Alcocer, o presidente da Pontifícia Academia das Ciências, Dom Marcelo Sánchez Sorondo, o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez e o presidente da Conferência Episcopal mexicana, Dom Carlos Aguiar Retes.
O objetivo do Seminário é elaborar um quadro do fenômeno migratório no início do século XXI, seja quantitativo como qualitativo, com dados estatísticos, característicos, causas, emergências, e perspectivas.
O embaixador, Mariano Palacios Alcocer, explicou que interessa saber como os migrantes acessam à justiça e aos serviços de segurança social. “Além do conhecimento exato da origem dos movimentos migratórios, percursos e destinos, é preciso, segundo ele, tomar consciência de que a migração não é um ‘peso’ e que os migrantes podem contribuir no intercâmbio e aproximação das culturas e podem ser um fator de desenvolvimento”, concluiu.