Diálogo Inter-religioso

Vaticano destaca ecologia humana em mensagem a indianos

A maior festa religiosa na Índia é celebrada em novembro; em mensagem, o Vaticano incentiva hindus e cristãos a nutrir uma cultura que promova a ecologia humana

Rádio Vaticano

O Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem ao povo da Índia, que comemora em novembro a festa do Deepavali, celebrada nas famílias e comunidades no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.

O Deepavali, ou Diwali, é a maior festa religiosa indiana, comemorada pelo hinduísmo, o siquismo, o budismo e o jainísmo.É atualmente comemorado em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano.

O Papa Francisco, com a Encíclica Laudato Si, enfrentou a recente crise ecológica ambiental e humana que ameaça nosso planeta. A mensagem defende o uso sustentável dos recursos da terra mediante a adoção de políticas respeitosas do nexo existente entre os seres humanos e a natureza.

Neste sentido, são citados alguns tópicos, como o egoísmo humano, evidente das tendências consumistas e hedonistas de quem tem o insaciável desejo de ser ‘dono’; conquistar ao invés de ‘guardar’ e ‘custodiar’ a natureza. A nossa fé cristã ensina que o mudo criado é um dom de Deus para todos os seres humanos e que nós devemos cuidar de modo responsável dele.

Há também uma relação incindível entre a nossa harmonia com a criação e a paz. Para que a paz prevaleça no mundo, temos que atuar com consciência visando o cuidado da natureza, a defesa dos pobres, a construção duma trama de respeito e de fraternidade. A promoção da ecologia humana exige, no entanto, formação e educação em todos os níveis, começando pela família. Portanto, segundo a mensagem, as estruturas de ensino e do governo têm a responsabilidade de formar uma cidadania que compreenda idoneamente a ecologia humana e a sua relação com o futuro da humanidade e com a criação.

Na intenção do Pontifício Conselho, hindus e cristãos, unidos às pessoas de todas as tradições religiosas e de boa vontade, devem nutrir uma cultura que promova a ecologia humana. “Rezar por uma ecologia saudável e contribuir para a conscientização sobre as maneiras de cuidar da criação são missões realmente nobre”, afirma o texto.

O signatário, Cardeal Jean-Louis Tauran, conclui a mensagem recordando que com este fim o Papa instituiu a anual “Jornada de Oração pelo Cuidado da Criação”, celebrada em 1º de setembro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo