A Plenária espera cooperar na revalorização da piedade popular como instrumento eficaz de encontro pessoal e comunitário com Cristo, para que o Senhor Jesus, Caminho, Verdade e Vida, seja reconhecido, aceito e amado por todos os batizados, segundo explica uma nota da Comissão.
Entre os objetivos específicos da Assembleia inclui-se a exposição detalhada das práticas de piedade popular na América Latina, com a particularização dos desvios e mudanças que ocorreram ao longo do tempo, bem como a apresentação de expressões de religiosidade popular que obstaculizam a evangelização, de modo que se possa deter sua influência e propagação entre os católicos.
Igualmente, está prevista a elaboração de recomendações pastorais concretas para que a piedade popular – considerada por Bento XVI como tesouro precioso da América Latina – confirme os batizados em sua fé e em sua pertença à Igreja Católica, conduzindo-os a uma viva e autêntica vida sacramental. Durante os trabalhos, também serão oferecidos critérios e caminhos de ação estabelecidos pelo magistério da Igreja em matéria de piedade popular, com o fim de obter úteis orientações da assembleia e posterior elaboração de conclusões.