Nesta quinta-feira

Vaticano celebra Festa de Santo Antão com benção de animais

O Vaticano celebrará nesta quinta-feira, 17, a festa de Santo Antão, padroeiro dos criadores de gado e protetor dos animais, numa cerimônia presidida pelo Cardeal Angelo Comastri, vigário do Papa para a Cidade-Estado.

A celebração está marcada para a Praça de São Pedro, onde um espaço irá acomodar vacas, cabras, ovelhas, coelhos e galinhas, entre outros animais, adianta o Serviço de Informação do Vaticano.

A iniciativa da Associação Agropecuária Italiana (AIA) visa assinalar, segundo o seu presidente, Nino Andena, “o papel ativo dos agricultores e criadores de gado dentro da sociedade”, num dia particularmente festejado no mundo rural.

A Basílica do Vaticano vai acolher uma Missa, às 10h30 (07h30 em Brasília), presidida pelo cardeal Comastri, à qual se segue um desfile a cavalo pela Via della Conciliazione, a avenida que se abre diante da Praça de São Pedro, pelo meio-dia.

O vigário do Papa para a Cidade do Vaticano vai abençoar os presentes, esperando-se a presença de numerosos cidadãos romanos com os seus animais de estimação, em particular cães e gatos que vão poder beneficiar de um exame gratuito dos veterinários da AIA.

Celebrações semelhantes e romarias a igrejas e ermidas dedicadas a este santo repetem-se também em vários locais de Portugal.

Santo Antão nasceu no Egito cerca do ano 250 e ficou conhecido por se ter retirado para o deserto, onde teve numerosos discípulos, antes de morrer em 356.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo