Edição especial

Vaticano apresenta nova edição do Catecismo da Igreja Católica

Edição especial do Catecismo da Igreja Católica tem apresentação do Papa Francisco

Da redação, com Rádio Vaticano

Edição especial do Catecismo da Igreja Católica celebra 25º ano da primeira publicação, em 1992, por João Paulo II / Foto: ACI Prensa

Uma nova edição do Catecismo da Igreja Católica (CIC) foi apresentada na quarta-feira, 11, durante uma audiência do Papa Francisco com os participantes do encontro promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. O encontro celebrava os 25 anos da Constituição apostólica Fidei depositum e da primeira publicação do CIC, no ano de 1992, por João Paulo II.

A nova edição conta com uma breve apresentação do Papa Francisco e um comentário teológico-pastoral elaborado pelo presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella. O texto não contém nenhuma modificação em relação à edição anterior.

“Faço votos de que possa ser conhecido e utilizado para valorizar da melhor forma o grande patrimônio de fé destes dois mil anos de nossa história”, afirma o Pontífice na apresentação do CIC. O novo documento foi lancçado pelo grupo Editorial San Paolo, em parceria com a Livraria Editora Vaticana (LEV).

Responder aos desafios atuais

Francisco recorda que a publicação desta nova edição, enriquecida com novos comentários teológico-pastorais, “é de grande ajuda para entrar sempre mais na compreensão do mistério da fé”.

“O Catecismo da Igreja Católica, deste modo – observa Francisco – torna-se uma ulterior mediação por meio da qual promover e apoiar as Igrejas particulares em todo o mundo no compromisso de evangelização, como instrumento eficaz para a formação, sobretudo dos sacerdotes e catequistas”.

A obra traz novos comentários teológico-pastorais, com o objetivo de tornar o Catecismo um subsídio indispensável e uma ajuda concreta para saber responder aos grandes desafios que o mundo de hoje apresenta aos fiéis.

Coordenados pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização – o Arcebispo Rino Fisichella, que escreve a introdução da nova edição – especialistas de todo o mundo – levando em consideração sobretudo as mudanças ocorridas nestes anos e a publicação de importantes documentos do Magistério após a promulgação do Catecismo – fazem uma releitura de diversos artigos do Catecismo à luz dos grandes temas da vida cotidiana: a busca de Deus, a fé, a Igreja, os Sacramentos, os mandamentos, a oração, além de tantos outros.

Entre os autores dos comentários, estão especialistas como Enzo Bianchi, Goffredo Boselli, Anna maria Cànopi, Ignace de la Potterie, Aristide Fumagalli, Luis Ladaria, Cettina Milittelo, Salvador Piè-Ninot, Maria Pilar del Rio, Christoph Schönborn, Ina Siviglia, Thomas Joseph White e Jared Wicks.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo