Vaticano

Vaticano apresenta 'manual' para o ecumenismo

A Santa Sé acaba de apresentar um vade-mécum, uma espécie de manual de consulta para o ecumenismo espiritual, com a colaboração do Cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Unidade dos Cristãos.

Trata-se de um subsídio para a aplicação dos princípios já indicados no Diretório para a aplicação dos princípios e normas sobre o ecumenismo, a fim de impulsionar todas as atividades que podem sustentar o encontro espiritual entre os cristãos Segundo o Cardeal Kasper, o ecumenismo espiritual é “a alma de todo o movimento ecumênico”.

“A busca da unidade dos cristãos é, antes de tudo, um desejo que precisa de ser mantido vivo e uma oração que precisa de ser alimentada", explica o membro da Cúria Romana na introdução à obra “O ecumenismo espiritual. Orientações para a sua aplicação” (L’ecumenismo spirituale. Linee-guida per la sua attuazione), recém publicado na Itália pela Città Nuova. Este documento tinha sido anunciado pelo Cardeal Kasper, em Junho de 2006, e é fruto de um trabalho realizado a partir da assembléia plenária do Conselho Pontifício a que preside, no ano de 2003.

O presente texto é fruto de experiências pessoais e da colaboração com grupos que praticaram o ecumenismo espiritual. “Espero que contribua para unir-nos mais aos nossos irmãos e irmãs, por ocasião de uma oração comum ao redor de Cristo, nosso único Senhor”, declara o Cardeal Walter Kasper.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo