Santa Sé

Vaticano anuncia dois novos documentos sobre migração e refúgio

Os documentos serão apresentados na próxima quinta-feira, 17

Da redação, com Boletim da Santa Sé

A Santa Sé anunciou neste sábado, 12, que na próxima quinta-feira, 17, o Vaticano apresentará dois novos documentos sobre migrantes e refugiados do Departamento para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral. Os documentos serão: “Diretrizes Pastorais sobre o Tráfico de Pessoas” ( Orientações Pastorais sobre o Tráfico Humano) e “Luzes nas Ruas da Esperança” – Ensinamentos do Papa Francisco sobre migrantes, refugiados e tráfico humano.

O primeiro documento é o resultado de um processo de consulta com as Conferências Episcopais, congregações e organizações religiosas católicas. Nele consta uma série de orientações pastorais a fim de compreender, reconhecer, prevenir e erradicar o tráfico de pessoas, além de proteger as vítimas e promover a reabilitação de sobreviventes.

O segundo documento é uma coleção de ensinamentos do Magistério do Papa Francisco de migrantes, refugiados, copilados desde o início de seu pontificado, até o final de 2017. O plano de ação é acoplado com uma versão eletrônica do programa de pesquisa, disponível no site da Santa Sé, que será atualizado regularmente a cada seis meses, incorporando os novos ensinamentos pontifícios.

Apresentarão os documentos o Prefeito do Dicastério para Comunicação, Paolo Ruffini, o Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do Departamento para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Fabio Baggio, e o Subsecretário da Seção de Migrantes e Refugiados do mesmo Dicastério, padre Michael Czerny.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo