Investigação

Vaticano afasta bispo alemão após denúncias

A Santa Sé informou nesta quarta-feira, 23, que o bispo da diocese de Limburg, na Alemanha, Dom Franz-Peter Tebartz-van Elst, foi temporariamente afastado do ministério episcopal. A diocese será administrada pelo vigário geral, Padre Stadtdekan Wolfgang Rösch.

Segundo denúncias, Dom Franz-Peter teria gastado mais de 30 milhões de euros (cerca de 90 milhões de reais) na construção da Sede episcopal de Limburg.

O comunicado do Vaticano informa também que após a visita do Cardeal Giovanni Lajolo, realizada em setembro passado à Diocese, foi criada uma Comissão para realizar um “profundo exame das questões da construção da Sede Episcopal".

A Comissão é composta por alguns bispos da Conferência Episcopal da Alemanha. Após analisar detalhadamente o caso, a Comissão informará o Vaticano sobre os gastos da Diocese.

O Comunicado ressalta que o Papa Francisco está acompanhando de perto as averiguações realizadas na Diocese alemã. Na última segunda-feira, 21, Dom Franz-Peter foi recebido pelo pontífice em visita privada no Vaticano. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo