DIA INTERNACIONAL DA FOTOGRAFIA

Vaticanista conta a experiência de fotografar os Papas

No Dia Internacional da Fotografia, conheça a experiência de Alessia Giuliani, vaticanista que já fotografou João Paulo II,  Bento XVI e, agora, o Papa Francisco

Huanna Cruz
Da Redação

Fotógrafo durante audiência com membros do movimento católico Azione Cattolica, no Vaticano / Fotografia de Massimiliano Fusco / Catholic Press Photo

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia, conhecido internacionalmente como World Photography Day. A data se tornou, assim, a principal referência internacional para homenagear a fotografia e os fotógrafos.

Por ocasião deste dia, a vaticanista Alessia Giuliani conta um pouco de sua experiência como fotojornalista credenciada no Vaticano. Ela é filha de Giancarlo Giuliani, fotojornalista do semanal “Famiglia Cristiana” (“Família Cristã”) que acompanhou todo o pontificado de Karol Wojtyla e vaticanista históricodesde o Concílio Vaticano II.

Alessia é editora de fotos e fotógrafa-chefe da Catholic Press Photo em Roma, com um rico arquivo de milhares de fotos que atestam o poder informativo das fotos. Como vaticanista, ela começou fotografando o Papa João Paulo II, cobrindo seus últimos 15 anos, depois todo o magistério do Papa Bento XVI e atualmente o Papa Francisco.

Para a vaticanista, é um privilégio e um esforço ser filha da arte, por meio da fotografia, pois além da transmissão natural da arte de pai para filho, significou que sua escolha de ser fotógrafa foi inteiramente encerrada em uma frase de Cartier Bresson: “É uma ilusão de que as fotos são feitas com a máquina. Fotografar é colocar a cabeça, o olho e o coração na mesma linha de visão. É um estilo de vida “.

“Ser vaticanista para mim significa estar ciente de entrar em um local de culto e, portanto, ter um senso do sagrado e uma ética a seguir, seguido pela capacidade de identificar os momentos marcantes e as passagens-chave do evento que me pego fotografando com um olhar totalmente feminino. Para mim, captar e levar a mensagem do Santo Padre através das minhas fotos é motivo de gratidão e alegria, pois creio que são uma forma de evangelização”, ressalta Alessia.

Aos jovens brasileiros que querem fazer esse trabalho, a vaticanista deixa um incentivo: “só posso dizer que sigam seus sonhos e fotografem com o coração”.

Papa João Paulo II

Para Alessia, foi uma grande sorte ter feito parte de uma página da história com o Papa João Paulo II. “Ainda me lembro com muita emoção da noite de sua morte, quando chegou a notícia, meu pai e eu juntos na Praça São Pedro, trocamos um grande abraço e compartilhei com meu pai toda a dor que ele tinha dentro de si pela morte de seu grande Papa, a sensação que tive foi como uma passagem de bastão entre mim e ele.”

Do pontificado do Papa João Paulo II, duas fotos lhe marcaram: a primeira de João Paulo II em 2003 em Pompeia, durante a oração do rosário. Alessia estava sozinha, longe de todos os outros fotógrafos, quando o Papa João Paulo II – que já estava doente na época – saiu de uma porta do santuário em frente a ela. Quando começou a rezar com o rosário na mão, ela deu o seu clique: “levarei sempre aquela cena no coração pela emoção que senti naquele momento e pela beleza daquela foto”.

A segunda, em 2002, foi a troca da saudação de paz entre João Paulo II e o Cardeal Joseph Ratzinger, então decano do Colégio dos Cardeais. “Só quando o Papa Bento XVI foi eleito entendi a importância daquela foto e o valor que aquele momento teve para mim, João Paulo II e o cardeal”.

Papa Bento XVI

Alessia Giuliani e o Papa Bento XVI/ Foto: Arquivo Pessoal

“Sobre o pontificado do Papa Bento XVI, são muitas as fotos que carrego no coração das minhas viagens pela Itália e pelo exterior. Nas férias de verão na montanha, no Vaticano e dos momentos que tive o privilégio de viver e serei eternamente grata a Deus por me fazer nascer e conhecer um Papa sábio e humilde. Ser chamada pelo nome por ele foi um dos presentes mais lindos da minha vida. Segui-lo foi como me sentir em casa”, afirma a vaticanista.

Um dos muitos registros foi em 23 de julho de 2007: Papa Bento XVI posa durante a visita à “Nossa Senhora da Saúde” em Domegge, Lorenzago di Cadore, Itália.

Papa Francisco

Para Alessia, Papa Francisco é um homem especial, um Papa especial, aberto a todos, generoso e sociável, uma pessoa muito humilde, um Papa revolucionário e fantástico. Uma das fotos de que ela mais gosta é do dia 6 de janeiro de 2014: o Papa Francisco celebra a Missa da Epifania.

O denominador comum entre os três papas, para ela, encontra-se de modo particular no conceito de periferia.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo