Combate ao Ebola

Vacinas experimentais contra Ebola estarão disponíveis em 2015

Em combate ao Ebola, mais de 10 mil vacinas estarão disponíveis no início do ano que vem

Da redação, com Agência Brasil

Ebola_agenciaMilhares de vacinas experimentais contra o vírus Ebola devem estar disponíveis no início de 2015, informou nesta sexta-feira, 26, a Organização Mundial da Saúde (OMS). As vacinas foram desenvolvidas pelas companhias britânicas GSK e norte-americana NewLink Genetics.

Em Genebra, na Suíça, a subdiretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny, afirmou que a GSK deverá ter 10 mil doses disponíveis no início do próximo ano e a NewLink Genetics que já disponibilizou cerca de mil doses, deverá dispor alguns milhares mais de vacinas nos próximos meses.

Não existe uma vacina ou tratamento específico homologado contra o Ebola. A OMS autorizou neste mês a utilização de terapias à base de sangue, como os soros convalescentes, nos países afetados.

No que se refere ao soro ZMapp, que não passou por ensaios clínicos, mas foi administrado a muitas pessoas infectadas pelo vírus, os estoques estão esgotados no mundo inteiro. “Algumas centenas de doses deverão estar disponíveis até o final do ano, mas não serão suficientes para ter um grande impacto sobre a epidemia”, afirma Marie-Paule.

Segundo ela, a transfusão de sangue foi iniciada em pequena escala e a OMS espera que este número aumente no início do próximo ano. “A mobilização vai permitir o desenvolvimento de vacinas e medicamentos promissores”, destacou.

A representante da OMS disse que ninguém sabe ainda se a mobilização dará resultado. “O problema principal não é a falta de medicamentos na atual crise, o problema principal é a fragilidade dos sistemas de saúde”, acrescenta.

A Organização Mundial da Saúde advertiu que a epidemia está em uma espiral de “crescimento explosivo” e poderia, na ausência de reforços significativos dos recursos utilizados, contaminar 20 mil pessoas até novembro.

O Ebola, altamente contagioso, já deixou quase três mil mortos e mais de seis mil pessoas estão infectadas, sobretudo na Guiné-Conacri, Libéria e em Serra Leoa.

Leia também
.: Ebola já matou mais de 2.800 pessoas e número tende a crescer

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo