Clareza da missão

V Conferência: bispos têm olhar de pastores, não de sociólogos

Os bispos têm um olhar de pastores e não de sociólogos. Foi o que indicou o secretário-geral da Conferência de Aparecida (SP), Dom Andrés Stanovnik, em coletiva à imprensa, neste sábado, dia 19. O bispo ressaltou que, apesar de manter um diálogo constante com as ciências, a missão primordial da Igreja é a evangelização.

"Não é nossa missão fazer uma análise política da situação para ver quais estratégias vamos implementar para que haja menos fome, para que a cultura chegue a todos, etc, etc. Não é o objetivo primordial da Igreja. O objetivo primordial da Igreja é a evangelização que tem que trazer como conseqüência uma mudança de conduta e da realidade, para que o Reino dos céus e seus valores se realizem no período temporal que toca nossa vida e chegue à plenitude final", enfatizou.

.: Galeria de FOTOS deste sábado, em Aparecida

Dom Stanovnik informou que num primeiro momento, os bispos reunidos na conferência, buscaram ver o que há de positivo e de desafiador na realidade latino-americana. "Olham a realidade e descobrem o que há de Deus e o que não constrói o Reino de Deus. Olham o que há de bom, para entender o ser humano a partir dos olhos de Deus. O olhar do cristão e do pastor é otimista, mas não ingênuo. Quanto mais nosso olhar é o de Deus, mais crítico ele é", disse.

Os 262 delegados da V Conferência dialogaram na manhã deste sábado sobre o resultado das discussões nos 15 grupos de trabalho formados no encontro e encaminharam os textos de cada equipe para a Comissão de Redação, que deverá reunir num documento a proposta dos grandes temas a serem discutidos pelos delegados.

Na manhã da segunda-feira, dia 21, este texto será apresentado aos conferencistas, que poderão sugerir mudanças e em seguida votarem com com "sim" ou "não" sobre a aprovação dos assuntos a serem tratados até o final da conferência, dia 31.

Amazônia
Na coletiva, o bispo da prelazia de Xingu (PA), Dom Erwin Kräutler, falou sobre as ameaças à preservação da Amazônia, ocasionadas por um modelo de desenvolvimento não-sustentável e se mostrou preocupado com a possibilidade de o Brasil se transformar num "grande canavial" para a producão de etanol. O bispo vê as plantações de soja e a produção em larga escala de cana-de-açúcar como grandes riscos ao território.

Dom Erwin enfatizou ainda que quando a Igreja fala de ecologia, o assunto não é reduzido somente aos animais e às plantas, mas trata-se de pessoas que vivem num "lar que deve ser preservado para as futuras gerações".

Juventude
O participante mais jovem da conferência e membro da Coordenação Nacional de Jovens do Paraguai, Marcos Casco Espínola, informou que "a V Conferência está tratando muito o protagonismo dos leigos" e dado especial importância ao papel do jovens na Igreja. Ressaltou que o empenho fundamental é para que os jovens evangelizem outros jovens.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo