Família Salesiana

Urna de Dom Bosco inicia peregrinação pela África

Com a chegada ao aeroporto Jammu Kenyatta, de Nairóbi, na noite de quinta-feira, 1°, começou oficialmente a peregrinação da Relíquia de Dom Bosco pela África.

O avião que transportava a urna, proveniente do Sri Lanka, aterrisou às 20h30 locais, depois de cerca de oito horas de voo. Superadas com facilidade as operações de desembarque, graças à contribuição de alguns cristãos empregados no aeroporto, a relíquia foi transferida diretamente à sede da Inspetoria da África Leste (AFE), à Igreja de Maria Auxiliadora, onde o padre Gianni Rolandi, Superior, o padre Simon Asira Lipuku, seu Vigário, e os outros salesianos presentes a acolheram com um breve momento de oração.

Às primeiras horas do dia seguinte, 2 de dezembro, a urna foi levada até à Casa salesiana de Embu. Ao ingressar na obra, a banda da escola, os escoteiros e os vários grupos juvenis entraram em ação com cantos e manifestações de alegria. Depois, na capela da escola, realizou-se uma sessão de oração na qual os pequenos puderam venerar a Relíquia do seu Santo. A urna visitou depois rapidamente o Instituto feminino salesiano, logo ali perto. Sucessivamente, Dom Paul Kariuki, Bispo de Embu, presidiu a Eucaristia de Ação de graças, durante a qual 16 jovens receberam o sacramento da Confirmação.

À tarde, a urna chegou até à obra de Makuyu, onde a esperava uma multidão enorme de crianças, jovens, povo do lugar, Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora. Ali também foi celebrada a Santa Missa, presidida por Dom James Wainania, bispo de Muranga. De noite a relíquia ficou à disposição de vários grupos de fiéis que organizaram em sua honra uma vigília de oração.

Na manhã de sábado, 3 de dezembro, muitos fiéis se achegaram à obra salesiana para venerar a relíquia. No meio da manhã o P. Rolandi presidiu a Eucaristia, ao término da qual a Urna foi levada aos vários setores da Casa de Makuyu e à vizinha casa das FMA. Depois de breve momento de partilha e entretenimento, à presença da urna, os salesianos renovaram a Profissão religiosa.

De tarde a urna visitou também a Casa Inspetorial das FMA, onde recebeu uma acolhida festiva e supercolorida por parte de um grupo de Filhas de Maria Auxiliadora acompanhadas por crianças, que expressaram a sua felicidade com danças e cantos da tradição massai. A Superiora, Ir. Teresa Fernandes, fez o discurso de boas-vindas. Ao depois, na capela, com suas coirmãs, as religiosas agradeceram a Deus com orações, cantos e poesias e perante a Urna renovaram sua Profissão.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo