XII ENUCC

Universitários se unem para falar de Deus

Dentre as atividades realizadas durante o XXVI Congresso Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) – sediado em Cachoeira Paulista (SP), pela Comunidade Canção Nova – está o XII Encontro Nacional de Universitários Católicos Carismáticos – ENUCC. É o único do país, que abrange a classe dos universitários, pré-universitários, pós-graduandos, profissionais e servidores de Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil e também de outros países.

Cerca de 700 jovens participaram deste evento na tarde desta quinta-feira, dia 26. Dentre as personalidades presentes, estavam o professor Felipe Aquino, doutor em Engenharia Mecânica pela UNESP e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, e mestre na mesma área pela UNIFEI.

Em entrevista ao portal cancaonova.com ele falou sobre o perigo nas universidades e a preocupação da Igreja em manter viva a chama do jovem evangelizador:

"A questão da universidade é complexa, primeiro ela é uma necessidade. No mundo de hoje não é possível fugir da universidade, porque o jovem se prepara por ela, afinal somos chamados a desenvolver a inteligência, que é dom de Deus. Contudo, realmente ela tem seus perigos. Muitas vezes, é a primeira vez que o jovem sai de casa, então, ele enfrenta o mundo adverso muito paganizado e materializado.

Existe um neo-paganismo dentro das universidades hoje. O dinheiro não se coaduna muito com a fé, e o jovem encontra, ali, muito materialismo e imoralidade. É preciso, então, que os pais preparem seus filhos de maneira sólida antes de eles ingressarem numa instituição educacional. E isso funciona! Eu digo isso porque tenho cinco filhos que saíram de casa pela primeira vez para cursar faculdade em outras cidades. Se não houver uma preparação, o jovem realmente pode se perder dentro da universidade, pois ele vai encontrar professores ateus e materialistas que não vão mostrar a parte boa da Igreja. Geralmente aparece nas universidades aquilo que depõe contra a Igreja. Isso é outra coisa importante para a qual os pais devem preparar os filhos, pois a Igreja – que eles tanto amam – vai ser encontrada "depredada" dentro das faculdades. Isso é algo de que não se pode fugir.

Nós, católicos, temos de freqüentar as universidades. E minha preocupação é justamente essa, meu foco está voltado para isso. Estamos diante de um Encontro Nacional de Universitários Católicos e, esses jovens serão os formadores de opinião dentro das faculdades, eles estão na imprensa, na rádio, da televisão, nos jornais…

A Igreja, hoje, tem acompanhado esses jovens a fim de manter neles viva a chama da evangelização. A Renovação Carismática Católica é exemplo disso. É o único lugar que vejo um encontro nacional com centenas de jovens universitários do Brasil. O que se deve fazer é abrir espaço para que o jovem interaja dentro da Igreja e, ao mesmo tempo, acompanhá-lo. Deixe o jovem fazer a sua música, deixe-o fazer o seu trabalho e o acompanhe. Não se pode abafar o ardor missionário do jovem, pois ele é o maior transmissor da Palavra de Deus."

Professor Felipe Aquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo