Conscientização e preservação

"Um tempo para a criação": Cristãos rezam pelo meio ambiente

O conselho Ecumênico das Igrejas faz uma convocação a todos os cristãos para rezarem e refletirem sobre os dons de Deus na natureza, de 1 de setembro a 4 de outubro desse ano. A iniciativa intitulada “Um tempo para a criação” já existe há 20 anos e pretende mobilizar as mais diversas igrejas cristãs para que ajudem a promover uma correta utilização dos subsídios naturais.

Muitos líderes religiosos já inseriram a proposta em seus respectivos calendários litúrgicos, como foi o caso de Demétrio I, então patriarca de Constantinopla de 1972 a 1991, que proclamou em 1 de setembro de 1989, a Jornada de oração pela terra e seus ecossistemas, data que serviu de inspiração para a propagação da iniciativa.

O Papa Bento XVI que é considerado por alguns vaticanistas um dos papas que mais tem abordado o uso consciente dos recursos naturais, escolheu o tema " Se queres cultvirar a paz, cuides da criação" para o dia mundial da paz de 1 de janeiro de 2010. Na encíclica social Cáritas in Veritate, o Santo Padre também fez referência ao tema.

"A natureza está à nossa disposição, não como um monte de lixo espalhado ao acaso, mas como um dom do Criador que traçou os seus ordenamentos intrínsecos dos quais o homem há de tirar as devidas orientações para a guardar e cultiva", disse o Papa na encílica Caritas in Veritate.

 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo