window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Aniversário

Ucrânia comemora mil e vinte anos de cristianização

As Igrejas cristãs da Ucrânia estão se preparando para festejar os mil e vinte anos de cristianização do povo ucraniano, "um dos momentos mais importantes da história", afirma num comunicado a Conferência Episcopal da Ucrânia.

A cristianização do povo ucraniano começou no ano 988 através da atividade missionária da Igreja de Constantinopla. O aniversário será celebrado em todo o país no próximo domingo, 27.

Nas igrejas católicas serão renovadas as promessas batismais. O batismo dos ucranianos, explicam os prelados, "significa a entrada dos povos eslavos na grande família cristã do oriente e do ocidente, e ao mesmo tempo na grande família européia".

Os Bispos ressaltam que o desejo de ecumenismo e de unidade continua fortemente presente ainda hoje nessas terras. "Esperamos que este aniversário nos torne mais conscientes da herança comum que temos e que resplandeça uma nova luz capaz de eliminar a escuridão de longos anos difíceis vividos no passado", afirmam os Bispos.

As Igrejas Ortodoxas esperam, nesta ocasião, as visitas do Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I e do patriarca de Moscou e de todas as Rússias, Aleksej II.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo