Mundo

Turquia/Ásia: Escolas cristãs podem fechar por falta de alunos

Escolas pertencentes a outras minorias religiosas também correm risco

Da redação, com Agência Fides

No início do ano escolar, pelo menos 24 escolas pertencentes a fundações e entidades ligadas às comunidades cristãs e outras minorias religiosas presentes na Turquia encontram-se em dificuldade e podem ser fechadas por causa da falta de alunos que podem ser acolhidos, segundo a legislação atualmente em vigor. O perigo ameaça sobretudo as escolas ligadas à pequena comunidade greco-ortodoxa.

O alarme foi lançado pelo advogado turco Nurcan Kaya, Coordenador do Grupo de direitos das minorias. Segundo Kaya, é preciso definir um quadro normativo que ressalte os direitos e deveres de tais escolas, esclarecendo os mecanismos de financiamento estatal e eliminando a obrigação de cidadania turca para os alunos (cláusula que reduz o número de alunos).

No início do ano acadêmico 2014/2015, as escolas pertencentes a fundações e entidades ligadas às comunidades cristãs presentes na Turquia autorizadas a receber apoio financeiro do Estado eram 55.

Desse número, 36 pertenciam à comunidade armênia, 18 à comunidade grega e uma escola primária pertencia à comunidade sírio-ortodoxa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo