Divergências

Turquia avisa forças da Síria em Idlib para se afastarem

Aviso partiu das autoridades turcas após cinco soldados serem mortos no noroeste da Síria

Da redação, com Reuters

Forças turcas avançam até a fronteira do país / Foto: Reprodução Reuters

A Turquia pediu nesta segunda-feira, 10, para que a governo da Síria permaneça atrás da linha de observação após cinco soldados turcos serem mortos no noroeste da Síria.

As forças sírias mataram os cinco soldados turcos no noroeste do país nesta segunda-feira, 10, disse o Ministro da Defesa, depois de os turcos destacarem milhares de tropas a fim de conter uma ofensiva do governo sírio.

Os dois incidentes estão entre os mais sérios confrontos entre as tropas da Síria e Turquia nos quase nove longos anos de conflito sírio. A Turquia disse que recuará as forças sírias se eles não retrocederem até o final deste mês.

“Seus ataques contra nossos postos tornaram necessária uma operação”, disse Omer Celik, porta-voz do Partido AK, do presidente Tayyip Erdogan, a repórteres em Ancara.

O rápido avanço das forças do governo sírio em Idlib, o último grande enclave de insurgentes contra o presidente Bashar al-Assad, levou quase 700 mil pessoas de suas casas para a fronteira turca, que se encontra fechada.

No Angelus deste domingo, 9, o Papa Francisco pediu à comunidade internacional que medidas sejam tomadas na Síria para que a paz seja retomada.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo