Já está tudo preparado para a 48ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (48ª AG), que acontece dos dias 4 a 13 de maio, em Brasília (DF). Esta será a segunda vez que a capital federal recebe a Assembleia dos Bispos. A primeira foi em 1970.
Durante 36 anos ininterruptos, a reunião dos bispos se realizou em Itaici, município de Indaiatuba (SP); exceto no ano 2000 quando se transferiu para Porto Seguro (BA) em virtude das celebrações dos 500 anos do Brasil.
A escolha de Brasília para a 48ª AG teve como motivação o 16º Congresso Eucarístico Nacional, que será realizado em Brasília, de 13 a 16 de maio. A partir de 2011, os bispos passarão a se reunir em Aparecida (SP).
Nesses dias, TV Canção Nova e Rádio Canção Nova AM farão a transmissão diária da Santa Missa às 7h. Durante todo o dia, flashs serão exibidos, trazendo novas informações do encontro. No Canção Nova Notícias, às 19h20, os telespectadores poderão conferir os boletins do dia na Assembleia Geral.
O cancaonova.com exibirá a cobertura completa do evento.
Temas
No encontro deste ano, os bispos vão discutir “Discípulos e Servidores da Palavra de Deus e a Missão da Igreja no Mundo”, que é o tema central. A Comissão que prepara este tema é presidida pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings.
Entre os temas chamados prioritários destaque para “Comunidades Eclesiais de Base”, que está sendo preparado por uma Comissão de Bispos presidida pelo bispo de Registro (SP) e presidente da Comissão para o Laicato da CNBB, dom José Luiz Bertanha.
Na pauta constam ainda temas como avaliação das Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil (DGAE) e da Missão Continental, a questão agrária no Brasil e os 100 anos do Movimento Ecumênico. O arcebispo de São Luis do Maranhão, dom José Belisário da Silva, preside a Comissão responsável pela avaliação das Diretrizes.
Local e transporte
O local escolhido para a 48ª AG é o Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), que fica bem no centro da capital federal (SGAS – 902, Bloco C). Aí acontecerão as conferências, reuniões em grupo, debates, plenárias. A hospedagem e as missas, no entanto, serão em outros locais.
As missas vão ser rezadas no Santuário Dom Bosco, que fica próximo ao CNTC. Abertas ao público e com transmissão ao vivo pelas TVs Católicas, as missas serão todos os dias às 7h, exceto domingo que será às 11h.
Já a hospedagem para os mais de 300 bispos que participarão da Assembleia foi distribuída em 17 casas de religiosos e religiosas. Foram contratados dez ônibus para o translado dos religiosos, que serão recebidos no aeroporto de Brasília pelos casais das Equipes de Nossa Senhora.
Cronograma de trabalho
Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, duas pela manhã e duas à tarde, todos os dias, com os trabalhos se encerrando às 19h. O Coffee Break (o lanche do intervalo) entre uma sessão e outra será oferecido pelos casais do Encontro de Casais com Cristo (ECC).
Todos os dias, às 14h30, haverá coletiva de imprensa com três bispos designados pela coordenação da Assembleia. O porta-voz do encontro será o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente da Comissão para a Educação, Cultura e Comunicação Social da CNBB, dom Orani João Tempesta. As coletivas serão na Sala de Imprensa, montada na área externa do CNTC.
O número previsto de participantes da Assembleia deve ultrapassar 400, incluídos os convidados, secretários executivos dos Regionais da CNBB, assessores e representantes dos Organismos ligados à Conferência.
O Sistema Canção Nova de Comunicação fará a cobertura das atividades da Assembleia dos Bispos e do Congresso Eucarístico Nacional.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com