window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Faixa de Gaza

Tropas de Israel completam retirada após posse de Obama

O exército israelense completou nesta quarta-feira, 21, a retirada total de suas tropas da Faixa de Gaza, um dia após a cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Os confrontos na Faixa de Gaza, iniciados no dia 27 de dezembro do ano passado, terminaram no último final de semana após Israel anunciar um cessar-fogo unilateral, posteriormente aderido pelos grupos palestinos, entre eles o Hamas, que deu o prazo de uma semana para que as tropas israelenses abandonassem a região.

Israel iniciou a ofensiva militar por terra no dia 3 de janeiro, após uma semana de ataques aéreos à Faixa de Gaza. Durante o conflito, cerca de 1.300 palestinos morreram, um terço deles crianças, e outros 5 mil ficaram feridos. Apenas 13 israelenses morreram vítimas de ataques vindos de Gaza.

Hoje, Obama conversou por telefone com os presidentes da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas, do Egito, Hosni Mubarack, com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e com o rei Abdallah da Jordânia para tentar conseguir uma "paz duradoura" no Oriente Médio.

A ligação feita a Abbas foi o primeiro contato de Obama com um governante estrangeiro desde que assumiu a presidência dos Estados Unidos, segundo ressaltou o porta-voz da ANP, Nabil Abu Rudeina.

Durante a conversa, Abbas convidou Obama a "trabalhar para estabelecer a paz com base em resoluções internacionais", disse o porta-voz, acrescentando que Obama confirmou "total colaboração" com o presidente da ANP.

A busca pela paz no Oriente Médio foi uma das principais bandeiras da campanha do democrata, que prometeu, entre outras coisas, retirar as tropas norte-americanas do Iraque durante seu governo.

De acordo com comunicado da Casa Branca, Obama renovou seu compromisso de "envolvimento ativo na busca da paz entre árabes e israelenses".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo