Terremoto

Tremor de 4,9 graus atinge norte do Chile

Um forte tremor que alcançou 4,9 graus na escala Richter foi registrado nesta quarta-feira, 15, próximo ao porto de Iquique, no extremo norte do Chile, próximo da fronteira com a Bolívia.
   
O Serviço Sismológico da Universidade do Chile informou que o abalo sísmico foi sentido às 7h52 locais (8h52 no horário de Brasília) e com hipocentro a uma profundidade de 142,2 quilômetros. O epicentro ocorreu a 65 quilômetros a oeste de Ollague.
   
Dentro da escala Mercali – que tem um máximo de 12 pontos -, o tremor alcançou a intensidade de dois graus nos portos de Iquique e Tocopilla, segundo o Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol).
   
Durante a madrugada, um outro tremor, de quatro graus na escala Richter, foi registrado às 1h37 locais (2h37 no horário de Brasília), no litoral da Oitava Região.
   
A região do Porto de Tocopilla foi afetada por um grave terremoto em novembro de 2007 e levou a causou danos que só puderam ser reparados após dois anos.
   
O porto de Iquique atualmente é utilizado pela Bolívia para a realização de suas trocas comerciais com outros países. A concessão foi dada pelo governo chileno como parte das negociações para facilitar o comércio exterior do país vizinho frente à demanda deste por uma saída ao mar.
   
Em 27 de fevereiro deste ano, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu a região central do Chile, próxima a Concepción, a segunda maior do país. O incidente causou a morte de mais de 400 pessoas e prejuízos de cerca de US$ 20 bilhões.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo