Evento

Tráfico de pessoas e mudança climática em pauta em Roma

Temas serão discutidos por prefeitos de várias cidades do mundo reunidos em Roma em evento organizado pela Pontifícia Academia das Ciências

Da Redação, com Rádio Vaticano em espanhol

Prefeitos de várias cidades do mundo se reúnem em Roma nesta terça e quarta-feira, 21 e 22, para discutir sobre o tráfico de pessoas e as mudanças climáticas. O momento de reflexão, intitulado “Escravidão moderna e mudança climática: o compromisso das cidades” é organizado pela Pontifícia Academia das Ciências, órgão vaticano.

“Queremos que os prefeitos e responsáveis dos países que chegam, que são 70, se expressem sobre as melhores práticas para combater seja o tráfico de pessoas seja o problema do clima, que são as consequências da atividade humana irresponsável”, declarou o chanceler do órgão vaticano, Dom Marcelo Sánchez Sorondo.

Ele acrescentou que a recente encíclica do Papa Francisco sobre meio ambiente, “Laudato si”, é base de tudo porque coloca em evidência o problema da mudança climática que leva a um aquecimento global e os que sofrem com isso são os países e os povos pobres.

“Os dois problemas – como diz a encíclica – estão relacionados. O problema do clima pelos maus tratos pela ação humana do clima leva a um mau trato aos nossos semelhantes porque – como diz o Papa – nós os consideramos não como outras pessoas, mas simplesmente como instrumentos, objetos de nosso interesse de ganância”.

Outros quatro encontros sobre essas duas temáticas já foram organizados anteriormente. Segundo Dom Sorondo, há realmente o interesse de que os prefeitos conversem entre eles sobre tais problemáticas e que se propaguem melhores práticas para resolvê-las.

Leia mais
.: ONU: Cardeal faz alerta sobre futuras mudanças climáticas
.: Bispos defendem novos modelos contra mudanças climáticas

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo