Terra Santa

Tradições judaicas são vividas com intensidade em Jerusalém

Na cidade antiga de Jerusalém, enquanto os cristãos ortodoxos vivem a Semana Santa, do outro lado da cidade os judeus celebram a Páscoa. Tradições judaicas como a veneração da Torá, o uso do quipá e do talit são vividas com intensidade na Terra Santa.

Assista à reportagem

Os judeus lêem os textos Bíblicos na Sinagoga e, principalmente, no Muro das Lamentações. O Muro é um local sagrado para o judaísmo, tendo sido destruído nos anos 70 depois de Cristo. Os textos Bíblicos são lidos diretamente na Torá que é exposta que é reverenciada pelos judeus.

Os judeus usam o quipá, que simboliza o "temor a Deus". Os homens não podem ler os textos bíblicos ou estar nas sinagogas com a cabeça descoberta. Cobrir a cabeça, segundo a tradição judaíca, é um sinal de humildade para com Deus. Nos momentos das orações eles usam o talit, manto que tem a finalidade de fazer o povo judeu lembrar-se de Deus.

A bandeira de Israel, adotada em 1948, remete ao talit e á estrela de Davi, símbolos que ajudam a recordar o grande mandamento: "Amar a Deus de todo o coração e com todas as forças".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo