Combate às drogas

Trabalhar na prevenção do uso de drogas e na reabilitação, pede cardeal

Cardeal Peter Turkson escreveu mensagem por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado hoje

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Jovens são as primeiras vítimas das drogas, alerta Cardeal Turkson, que reitera necessidade de trabalho de reabilitação / Foto ilustrativa: Wesley Almeida – Canção Nova

Combater o drama das drogas, trabalhando na prevenção, mas também na reabilitação dos dependentes. Esse é, em resumo, o teor da mensagem do órgão vaticano para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral por ocasião do Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas 2018, celebrado nesta terça-feira, 26. O texto é assinada pelo prefeito do dicastério, Cardeal Peter Turkson.

A data foi instituída pelas Nações Unidas em 7 de dezembro de 1987, com a proposta de fortalecer a ação e a cooperação, em nível nacional e internacional, no combate às drogas e na promoção de um maior conhecimento do fenômeno.

A mensagem traz alguns dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2017, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. O estudo revela que em 2015, por exemplo, cerca de 250 milhões de pessoas no mundo fizeram uso de drogas e, desse total, 29,5 milhões sofrem de distúrbios provocados pelo consumo.

Leia também
.: Papa encoraja padres na luta contra tráfico de drogas
.: Ausência dos pais pode levar jovens às drogas, diz psicólogo

Cardeal Turkson lembra que são numerosos os danos causados pelo uso e abuso de entorpecentes, e não apenas para a saúde, mas também para o desenvolvimento, para a paz e a segurança em todas as regiões do mundo. “O drama lacerante da droga é um mal que ameaça a dignidade e a liberdade de agir de cada pessoa e quebra progressivamente a imagem que o Criador moldou em nós”.

A mensagem recorda ainda a necessidade de uma cultura de solidariedade voltada ao bem comum, uma cultura que se oponha aos egoísmos e que se volte para o próximo, sobretudo quando se trata de alguém frágil e vulnerável. E tendo em vista que os jovens são as primeiras vítimas da droga, Cardeal Turkson defende a promoção de programas educativos incisivos e concretos para eles, atividades que desenvolvam o seu potencial e eduquem o seu coração para a alegria profunda, não superficial.

E tão importante quanto a prevenção é o trabalho de reabilitação, lembra o cardeal na mensagem. “Embora a prevenção seja o caminho prioritário, é importante trabalhar pela reabilitação das vítimas das drogas na sociedade, para devolver a elas a autêntica alegria de viver (…) Nunca devemos esquecer que ‘mesmo se a vida de uma pessoa foi um desastre, foi destruída pelos vícios, da droga ou de qualquer outra coisa, Deus está na sua vida’”, concluiu o cardeal, recordando uma fala do Papa Francisco.

Leia também
.: As drogas nos trazem uma vida de liberdade ou de escravidão?
.: Como se livrar dos vícios trazidos pelo uso de drogas?

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo