window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Haiti

Terremoto no Haiti pode ter atingido 3 milhões de pessoas

O total de pessoas afetadas pelo terremoto que atingiu o Haiti na tarde desta terça-feira, 12, pode chegar a 3 milhões, segundo a Cruz Vermelha Internacional. Ainda não há uma contagem oficial de mortos, mas segundo o primeiro-ministro do Haiti, Jean-Max Bellerive, o número de mortes ultrapassa os 100 mil.

"É difícil estimar com precisão o número de vítimas, quantas construções desmoronaram com os habitantes no interior. Penso que são mais de 100 mil", disse.

O número equivale a mais de 1% do total da população do Haiti, calculada em cerca de 9 milhões de habitantes.

"Espero que isso não seja verdade, espero que muita gente tenha tido tempo de sair, mas tantos, tantos edifícios foram totalmente destruídos. Em alguns bairros não se vê ninguém, não sei para onde foram essas pessoas", acrescentou o primeiro-ministro.

Brasileiros

Já foi confirmada a morte de 11 militares brasileiros integrantes da Minustah, a força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no país. O Brasil comanda a Minustah e conta com 1,2 mil dos 7 mil soldados que integram a força no país. Também foi confirmada a morte de soldados jordanianos e chineses.

Entre as vítimas brasileiras, está a médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança, que morreu sob os escombros de um prédio que caiu enquanto ela caminhava por uma rua de Porto Príncipe.

O ministro interino da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili, informou que há relatos sobre a morte de mais de 17 brasileiros no terremoto.

Sottili embarcou hoje, junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para Porto Príncipe. O governo brasileiro também anunciou o envio de uma ajuda de US$ 10 milhões para o Haiti, além de 28 toneladas de alimentos e de água para as vítimas.

O tremor, de 7 graus na escala Richter, atingiu principalmente a capital haitiana Porto Príncipe. O terremoto também foi sentido em Cuba, na Jamaica e nas Bahamas.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre o terremoto


Siga o Canção Nova Notícias no
twitter.com/cnnoticias

Conteúdo acessível também pelo iPhone –
iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo