Tragédia

Terremoto na Turquia deixa nove pessoas mortas e outras feridas

Um terremoto de magnitude 5.7 atingiu a Turquia e, como resultado, deixou mortos e diversas propriedades danificadas

Da redação, com Vatican News

Terremoto na Turquia deixou mortos e feridos neste domingo, 23 / Fonte: Reprodução Reuters

Neste domingo, 23, a Turquia foi atingida por um terremoto de magnitude 5,7 na região oeste do Irã. Os tremores causaram a morte de 9 pessoas e mais de 30 outras feridas.

O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo relatou diversos outros tremores secundários que chegaram à escola 3,9.

O tremor principal aconteceu na cidade iraniana Khoy e afetou diversos vilarejos na província turca conhecida como Van.

Muitas pessoas permaneceram presas sob os escombros. O Ministro da Saúde turco disse que nove pessoas morreram e outras 37 foram feridas, sendo 9 delas em estado grave.

A agência de notícias iranaiana INRA informou ainda que o terremoto deixou casas e prédios destruídos em 43 vilarejos em uma região montanhosa na área de Qotour.

Um porta-voz de uma organização de emergência iraniana disse que de 25% a 90% de 25 vilarejos foram completamente destruídos. A estação de tevê NTV mostrou imagens de moradores e soldados escavando os escombros de prédios desabados, enquanto famílias temiam mais tremores e se sentavam nas ruas cobertas por neve.

A região tem um histórico de diversos terremotos. Somente no mês passado, um terremo na área turca oriental de Elâzığ matou mais de 40 pessoas.

Em 1999, cerca de 17 mil pessoas morreram em um terremoto no oeste da Turquia e o terremoto mais mortal do Irã ocorreu em 1990, quando 40 mil pessoas morreram e 500 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo