Um terremoto de magnitude 5,5 atingiu o leste do Irã nesta quarta-feira, 5, matando oito pessoas e deixando outras 12 feridas, informou a mídia iraniana, acrescentando que o número de vítimas deve aumentar.
O tremor, inicialmente registrado com magnitude 6,0, teve profundidade bem rasa, de 5,3 quilômetros, e epicentro 77 quilômetros a norte-nordeste de Birjand, perto da fronteira com o Afeganistão, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Pelo menos 12 réplicas foram registradas desde que o terremoto atingiu a região às 20h38 no horário local (15h08 em Brasília), segundo o Centro Sismológico do Irã.
A agência de notícias iraniana Fars disse que pessoas saíram de suas casas depois que o tremor atingiu o distrito de Zahan, derrubando paredes e deixando pessoas presas sob os escombros.
"Oito pessoas foram mortas na área do terremoto e uma pessoa está desaparecida. Infelizmente alguns daqueles feridos perderam suas vidas nas últimas horas", afirmou a agência de notícias Mehr, citando o diretor de gestão de crise de Khorasan do Sul, Mohammad Ali Akhundi.
"Casas sofreram danos e as pessoas estão em lugares públicos, elas precisam de meios para se manter aquecidas por causa do frio", disse ele.
O Crescente Vermelho do Irã enviou 15 equipes de resgate às áreas afetadas para procurar pessoas presas sob os escombros e médicos na capital provincial de Birjand estavam em alerta para tratar os feridos, disse a Fars.
Unidades de resgate da milícia nacional iraniana Basij também se juntaram às operações, despachando três equipes médicas.
Equipes de emergência chegaram a algumas áreas e o número de mortes confirmadas pode subir, disse o vice-diretor dos serviços de emergência, Mohammad Sarvar.