O ano de 2007 vai passar para a história da Terra Santa como o mais rico dos últimos anos quanto à presença de peregrinos. E as previsões falam de um 2008 ainda melhor.
Segundo o Escritório Franciscano para Peregrinações (Franciscan Pilgrims Office – Fpo), ativo desde 1955, "no final de novembro de 2007 o número de solicitações para missas e liturgias nos principais Locais Santos superou amplamente o do Grande Jubileu do 2000".
Apesar de os dados ainda não terem sido divulgados, a notícia foi confirmada pelo Custódio da Terra Santa, Fr. Pierbattista Pizzaballa: "Este ano houve um grande afluxo. Em 2000 falou-se de mais de um milhão de peregrinos, mas este ano parecem muito mais. O boom deveu-se também à ausência nas primeiras páginas dos jornais de notícias dramáticas relativas à Terra Santa. O conflito ainda existe, mas há calma e isso encoraja os peregrinos".
Quem se beneficia é a economia local, que depende em grande parte do turismo religioso. "Também em Belém, que foi sacrificada com a construção do muro, agora as coisas estão melhores", conclui Fr. Pizzaballa.