EXPERIÊNCIAS

Termina o encontro de televisões católicas da América Latina e Caribe

Foram quatro dias de formações, troca de experiências e debate sobre assuntos ligados à evangelização no contexto televisivo. Os responsáveis pelas emissoras católicas da América Latina e Caribe avaliam o encontro.

“Para mim foi um momento de compartilhar e de perceber que nós podemos receber muito dessas dessas emissoras, aqui muitos perguntando sobre os filmes da dramaturgia. Se tem tradução de alguns trabalhos nossos, projetos nossos em espanhol, então já há perspectiva de crescermos nesse sentido”, compartilhou a diretora artística da TV Canção Nova, Isabeli Cristini de Oliveira.

“Realmente a gente está querendo trabalhar muito pelo reino de Deus, que é a coisa mais importante. Então tem muitos movimentos que estão nascendo com isso e com a grande necessidade de evangelizar”, contou padre Victor Luiz Cabanãs, da Diocese de Assunção, no Paraguai.

O encontro promoveu uma troca de experiência profissional entre os participantes. Cada um teve a oportunidade de expor, por meio dos trabalhos em grupo, a realidade de evangelização local por meio da televisão.
“Saímos daqui muito felizes com o resultado desse encontro. Nós tivemos muitos discernimentos e destaco aqui o nascimento da alma, que será a o nome dado a uma rede eclesial das TVs latino-americanas e caribenhas”, comentou padre Thiago José da Silva, da Associação da Comunidade Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

No Brasil, profissionais de outras emissoras também voltam para casa com novo olhar e mente renovada, já que o evento proporcionou muitos aprendizados a serem colocados em prática.

“Eu acho que essa troca, ela é muito importante e vai fortalecer os nossos caminhos e continuar uma sinodalidade entre as TVs”, falou da emissora Rede Vida, Andressa Elizabete.

“Mesmo sendo de países diferentes, nós compartilhamos dos mesmos ideais, anunciar a Jesus Cristo, ter contato com a igreja próximo e partilhamos desse anseio de chegar ao povo em uma linguagem acessível”, disse Renato Wenceslau Santos, da emissora Rede Século 21.
Quem viveu profundamente os dias de encontro confirma: ‘A missão das TVs católicas é de grande importância para todos’.

“A gente olha as nossas emissoras de TV, cada um com seu carisma próprio, cada um com a sua missão própria, mas no fim o que nos une é muito grande, que é a evangelização, que é mostrar o rosto de Jesus para as pessoas”, concluiu Nelson Henrique Batistone, da TV Imaculada e SIGNIS Brasil.

Reportagem de Carla Zanon e Ederaldo Paulini

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo