Relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana foi um dos assuntos em pauta na reunião com os cardeais conselheiros
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Greg Burke, comentou nesta quarta-feira, 26, como foram as reuniões do Papa Francisco com o grupo de cardeais que o auxiliam na Reforma da Cúria Romana, o chamado C9. O ciclo de reuniões começou na segunda-feira, 24, e termina hoje.
Nesta manhã o Papa esteve ausente devido à catequese. Foram discutidos vários assuntos sobre os organismos da Cúria, em especial sobre a Congregação para a Evangelização dos Povos e o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.
Os cardeais estudaram textos referentes a alguns órgãos para propor ao Santo Padre: o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, o Pontifício Conselho para os Textos Legislativos e três tribunais – a Penitenciaria Apostólica, o Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica e o Tribunal da Rota Romana.
Também estiveram em pauta nas reuniões desta semana a seleção e formação do pessoal a serviço da Santa Sé, leigos e clérigos. Participaram oficiais e superiores da Secretaria de Estado, do Conselho para a Economia e do Escritório de Trabalho da Sé Apostólica.
Outro tema importante abordado pelo Conselho de Cardeais foi a relação entre as Conferências Episcopais e a Cúria Romana.
O Cardeal George Pell deu uma atualização sobre o trabalho da Secretaria para a Economia, por ele presidida, com especial atenção ao monitoramento do orçamento do ano em curso.
O Cardeal Sean O’Malley atualizou os demais cardeais sobre o trabalho da Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores, com particular atenção aos programas de educação globais, a última reunião plenária e as visitas aos diversos organismos.
O próximo ciclo de reuniões do C9 com o Papa será de 12 a 14 de junho.