Termina nesta quarta-feira, 9, o Ano Jubilar dedicado a Pauline Jaricot (1799-1862), convocado nos 150 anos de sua morte e nos 50 anos do decreto sobre suas virtudes heróicas. As celebrações acontecem em Lyon, na França, onde Pauline viveu e está sepultada.
Declarada "venerável" pelo Papa João XXIII em 25 de fevereiro de 1963, Pauline dedicou sua vida à missão, à oração e ao serviço aos pobres; fundou a Pontifícia Obra de Propagação da Fé (no dia 3 de maio de 1822) e o movimento do Terço vivo (1826).
O programa de encerramento do Ano jubilar prevê, nesta tarde, a visita à casa de Pauline Jaricot, a reza do terço e uma Adoração Eucarística na Igreja de Saint Nizier, onde a venerável está sepultada. Às 17h (hora local), na mesma igreja, o presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, proferirá uma Conferência intitulada "Pauline Jaricot e a Nova Evangelização".
E às 18h30 (hora local), o presidente emérito do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Paul Poupard, enviado especial do Papa Bento XVI, presidirá a Missa pontifical na igreja de Saint Jean Baptiste.
O Cardeal está acompanhado por pelo postulador da causa de beatificação de Pauline Jaricot, Mons. Francois Duthel, e pelo ex-Superior-Geral da Sociedade das Missões Africanas de Lyon, padre Daniel Cardot. Na Celebração, estará presente também padre Timoteo Lehane Barrett, SVD, secretário-geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, e representante dos Secretariados-Gerais das Pontifícias Obras Missionárias.