Nesta quinta-feira, 31, dia em que a Igreja celebra a Festa da Visita de Maria à sua prima Isabel, aconteceu a última sessão da V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que reuniu mais de 200 bispos em Aparecida (SP) desde o dia 13 deste mês, para discutir os desafios e propostas para a evangelização no continente.
A sessão teve início com a oração das Laudes e em seguida foram realizados os trabalhos de conclusão da Conferência.
O Presidente da Congregação dos Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Cardeal Giovanni Battista Re abriu a sessão declarando: "Ao final da Conferência somos mais discípulos e mais missionários de Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem".
Dom Battista Re anunciou, também, a nomeação, feita pelo Santo Padre, do novo Vice-presidente da Pontifícia Comissão da América Latina, o Arcebispo de Villavicencio (Colômbia), Dom José Octavio Ruiz Areias, que foi acolhido calorosamente pelos Bispos com saudosas palmas.
Logo em seguida, o secretário Monsenhor Andrés Stanovnik, OFM, bispo de Reconquista (Argentina), Secretário General do CELAM, fez as últimas considerações sobre o Documento Final, explicando o que permaneceu no Documento e o que foi retirado, mediante o resultado da votação.
Também, o Presidente da Comissão de Comunicação e Arcebispo da Bolívia, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, convidado pelo secretário leu a Mensagem Final dirigida aos povos da América Latina e do Caribe que diz: "Ao terminar esta V Conferência lhes anunciamos que assumimos o desafio de trabalhar para dar um novo impulso e vigor à nossa missão a partir da América Latina e Caribe. A V Conferência será um novo Pentecostes para a Igreja".
Após a leitura da Mensagem foi realizada a votação global – última votação da Conferência, que dava aprovação final ao Documento de Aparecida, aprovado com 127 votos positivos, 2 negativos e 1 em branco.
O Documento será entregue pela Presidência da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe ao Papa Bento XVI no dia 11 de junho e deve ser publicado dentro, de no máximo, dois meses.
Finalizando a sessão o Cardeal Giovanni Battista Re deixou seus sinceros agradecimentos aos participantes da V Conferência. “Depois dessa jornada estamos cansados, mais felizes. Posso dizer que gostei muito do clima de cordialidade que reinou esses dias”, testemunhou o cardeal. Agradeceu aos secretários da Conferência Monsenhor Andrés Stanovnik, e ao arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer pelo trabalho e incansável empenho.
Prestigiou o arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno pela preparação do belo Santuário de Aparecida. Agradeceu também aos padres Redentoristas, ao povo da cidade de Aparecida, aos observadores que acompanharam a V Conferência, aos que rezaram e aos colaboradores do CELAM.
"Ao partir de Aparecida, todos nós levaremos recordações muito belas pelo que vivemos na Conferência que deve ajudar a todos a serem ministro de Jesus", declarou Dom Battista Re. O cardeal finalizou pedindo a intercessão de Nossa Senhora Aparecida declarando Maria Estrela guia dos passos do episcopado.
Terminada a última sessão no auditório os bispos se dirigiram ao Santuário para celebrarem juntos a última Celebração Eucarística da V Conferência, que foi presidida pelo Cardenal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo de Santiago de Chile, Presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e um dos três Presidentes da V Conferência. [Na íntegra a homilia desta Missa]