18/10

Terço com as crianças pela paz: em 2021, oração em torno de São José

Campanha de oração incentiva as crianças, nesta edição, a rezarem com Nossa Senhora e sob a proteção de São José

Da Redação, com ACN

“Um milhão de crianças rezam o terço pela paz” é uma iniciativa da ACN / Foto: Divulgação

No Ano de São José, a oração ao santo é a novidade na iniciativa “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz”. A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convida famílias, escolas, comunidades e paróquias a participarem, no dia 18 de outubro, da iniciativa anual de oração.

Esta é uma campanha de oração pela paz e a unidade em todo o mundo realizada desde 2005. Ao mesmo tempo, a campanha incentiva crianças e jovens a buscar ajuda e apoio em Deus nos momentos difíceis. Quem explica é o presidente internacional da ACN, Cardeal Mauro Piacenza.

“Este ano, a iniciativa gira em torno de São José, com citações da Carta Apostólica ´Patris corde` (com coração de Pai), escrita pelo Papa Francisco para marcar o Ano de São José no 150º aniversário de sua proclamação como Padroeiro Universal da Igreja, ano jubilar que se conclui no dia 8 de dezembro deste ano. A campanha, nesta edição, incentivará as crianças a rezarem ´de mãos dadas com Nossa Senhora e sob a proteção de São José´”, diz Piacenza.

Assista ao vídeo da campanha:

São José e o exemplo de oração

O cardeal recorda que São José, como Patrono Universal da Igreja, é um grande exemplo de como Deus pode tornar todas as coisas boas através da oração, da fidelidade e obediência à Sua Palavra.

Este ano, os cartazes incluem São José ao lado de Nossa Senhora e uma oração adicional a São José, que o Papa Francisco reza todos os dias. O kit de oração já está disponível para download na página especial criada para o evento: acn.org.br/terco-das-criancas/.

Leia também
.: Ano de São José: fiéis contam histórias que ajudam a propagar devoção
.: Ano de São José concede benefícios espirituais aos fiéis

Para além da pandemia, que ainda é uma realidade em 2021, o mundo enfrenta ainda outras ameaças. “A fome, a pobreza, a corrupção, o terrorismo, a profanação da vida humana e a destruição da criação afetam milhões de pessoas”, pontua o cardeal. Em resposta, ele enfatiza a importância da oração, e especialmente da oração das crianças, na intercessão pela “salvação de Deus para o mundo”.

Live do terço no Brasil

A ACN incentiva as famílias a se unirem às crianças nessa oração, rezando com os filhos, netos e amigos.

No Brasil, o assistente eclesiástico da ACN Brasil, Frei Rogério Lima, irá rezar o Terço em uma live com as crianças, no próprio dia 18 de outubro, transmitida às 15h no canal da ACN no Youtube e também pelo Facebook.

“Um Milhão de Crianças Rezam o Terço” já bateu recordes

No ano passado, a campanha “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço pela Paz” bateu todos os recordes. Crianças de 136 países, incluindo Brasil, Síria, Iraque, México, Armênia, Papua Nova Guiné, Nigéria e República Democrática do Congo confirmaram sua participação pelo site da ACN. Foram mais de 509.000 crianças confirmadas. Foi um ano em que o próprio Papa Francisco convidou as crianças a rezarem.

A página da ACN oferece materiais gratuitos para quem reza em paróquias, escolas, grupos infantis e famílias. Como acontece todos os anos, o kit de orações gratuito contém instruções sobre como rezar o Terço. Há também pequenas meditações para as crianças sobre os Mistérios do Rosário e um Ato de Consagração a Nossa Senhora para as crianças, além de ilustrações para colorir e um passo a passo de como montar uma dezena do Terço de macramê.

Origem da campanha

As origens da iniciativa da campanha de oração “Um Milhão de Crianças Rezam o Terço” remontam ao ano de 2005. Na ocasião um grupo de crianças foi visto rezando o Terço em um santuário local na capital venezuelana, Caracas. Alguns adultos testemunharam a cena e lembraram das palavras do Padre Pio, que disse: “Quando um milhão de crianças rezarem o Terço, o mundo mudará”. Desde então, a campanha se espalhou e se tornou um fenômeno mundial.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo