Conferência

Teólogo cristão visita a Arábia Saudita

Pela primeira vez uma conferência  sobre diálogo inter- religioso aconteceu no Centro Mundial do Islã, na Arábia Saudita.

Convidado pela Al Imam Muhammad bin Saud Islamic University, de Riade, o professor de teologia católica e de diálogo entre as confissões na Temple University de Filadélfia, nos Estados Unidos, Leonard Swidler proferiu nas semanas passadas algumas lições diante de cerca 40 docentes sauditas sobre temáticas do diálogo inter-religioso, muitos dos quais mulheres, refere o site da revista do Pontifício Instituto Missões Exteriores, Mundo e Missão.

“Talvez a notícia não entusiasme muita gente, mas se trata de uma grande mudança na Arábia Saudita”, explicou ao Christian Science Monitor Fahad al-Alhoumoudi, um docente do ateneu saudita, artífice da visita do professor Swidler.

A visita do docente de Filadélfia se realiza após a participação de 14 professores da Islamic University em um curso de uma semana realizado no Instituto para o Diálogo da Temple University, fundado por Swidler mais de 30 anos atrás. Os professores sauditas pela primeira vez na sua vida puderam dialogar e confrontar-se com colegas cristãos e judeus.

A visita de Swidler à Arábia Saudita serviu também para discutir sobre a futura colaboração entre o Instituto de Filadélfia e a King Abdullah University, que possui um instituto dedicado ao diálogo entre as civilizações. Esse instituto foi desejado pelo xeique saudita após o encontro com Bento XVI em 2007 e do encontro inter-religioso que se realizou em Madri em 2008 numa iniciativa do Reino Saudita.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo