A tempestade tropical Beatriz, a segunda da temporada de furacões do Pacífico, deve se tornar um furacão na noite desta segunda-feira, 20, à medida que se desloca rumo às praias turísticas, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.
Faixas de chuva forte estão castigando as terras e foi emitido um alerta de furacão para uma parte da costa do México, entre a cidade turística de Zihuatanejo e La Fortuna, disse o centro.
A tempestade deve se aproximar da costa com a intensidade de um furacão na noite de segunda-feira ou manhã de terça-feira, provocando rápidas inundações e deslizamentos de terra, segundo o centro.
A Beatriz estava 225 quilômetros a sudoeste de Zihuatanejo, no México, e deslocava-se para noroeste a 17 quilômetros por hora, com ventos de até 95 quilômetros por hora, segundo relatório divulgado às 9h (horário de Brasília).
O México não tem instalações de petróleo no Pacífico, mas sua costa tem diversos resorts e é um destino popular para os turistas norte-americanos.
O furacão Adrian, que se formou no começo do mês e se afastou sem provocar danos, foi o primeiro furacão da temporada de 2011 no Pacífico.